RT

O que é radioterapia?

 

A radioterapia (RT) é um método de tratamento que utiliza radiações ionizantes, um tipo de energia direcionada, utilizada para destruir ou impedir que aumentem o número de células tumorais. Ou seja, a radioterapia realiza o controle local da doença através de lesões no DNA que podem bloquear a divisão das células ou destruir as que estão se dividindo.

 

Existem 2 formas de RT:

 

Teleterapia ou radioterapia externa

 

É a mais conhecida. Nela o paciente recebe o feixe radioativo distante do local a ser tratado. Geralmente são realizadas aplicações diárias durante a semana com pausa aos finais de semana para que as células sadias se recuperem.

 

 

Braquiterapia

 

Fontes radioativas são colocadas em contato direto ao local a ser irradiado, permitindo que sejam administradas altas doses de irradiação diretamente às células tumorais. Dessa forma, o tratamento é realizado num período de tempo menor do que a teleterapia.

 

 

Quais os cuidados necessários durante a radioterapia?

 

De modo geral, deve-se ter cuidado com a pele do local irradiado, pois ela fica desidratada e com eritema (avermelhada) devido ao tratamento. Então, basicamente, recomenda-se o uso de creme hidratante e pomadas específicas.

Algo importante a se lembrar, é que se deve passar o creme apenas após a RT e sempre com muito cuidado para não retirar as marcações dos limites a serem irradiados.

Cuidado com o sol no local irradiado. Use filtro solar e roupas leves!

 

 

Quais os efeitos colaterais da radioterapia?

 

A área irradiada pode ficar avermelhada, coçar, arder, apresentar alterações de sensibilidade,  coloração, úlceras, descamações e bolhas.

Além disso, dependendo da parte do corpo que recebe a radiação, também pode apresentar diarreia, náusea, vômito, inchaço, mucosite, fadiga, disfunções sexuais, alteração na deglutição, fibrose tecidual, aderência e redução da amplitude de movimentos.  

 

 

Como amenizar os efeitos colaterais da radioterapia?

 

As dicas gerais são manter boa ingesta hídrica, alimentação balanceada, prática de atividade física e fisioterapia.

A fisioterapia tem um papel extremamente importante antes, durante e depois da RT. Previne e mantem a amplitude de movimentos, previne a formação de aderências, mantem a qualidade da pele e trata as complicações tardias decorrentes da RT.