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Dicas para sair do sedentarismo

 

  • Escolha uma atividade física que lhe dê prazer. Academia e musculação não causam prazer em todas as pessoas. Atividades físicas ao ar livre como caminhadas, andar de bicicleta, corridas, atividades com bola, jogos em grupos podem ser tão interessantes e benéficas quanto os famosos aparelhos de musculação ou ficar preso a uma esteira.

 

  • Tente encontrar algum parceiro ou parceira pra lhe acompanhar, mas não desista, caso não encontre ninguém disponível ou com vontade de fazer atividades, vá sozinho mesmo.

 

  • Não exagere nos primeiros dias para não sentir dor e desistir de prosseguir. Aumente gradativamente a atividade, seja pelo tempo ou pela intensidade.

 

  • Recomenda-se avaliação médica prévia para afastar possíveis alterações ou doenças que possam impedir o início imediato.

 

  • Tarefas domésticas, atividades de trabalho, subir escadas ou caminhar para ir ao trabalho contam como atividades e são extremamente válidas, mas geralmente não atingem altos índices de gastos energéticos, sendo necessário complementar com outras atividades físicas.

 

  • Use roupas e calçados confortáveis.

 

  • Alongue-se, não necessariamente no mesmo momento da atividade, mas não deixe de incluir essa prática na sua rotina.

 

  • Hidrate-se bastante.

 

  • Alimente-se adequadamente.